segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Relação professor aluno segundo Vygotsky

       A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim,uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento.
      Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indíviduo mais experiente.Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que  o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
     O professor e os colegas formam um conjunto de mediadores da cultura que possibilita progressos no desenvolvimento da criança.Por isso, não cabe analisar somente a relação professor e aluno, mas também a relação aluno-aluno.Para Vygotsky, a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrpsíquica do sujeito.
     Assim Vygotsk conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em dois níveis: um real e um potencial.O real é aquele já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria porque já tem um conhecimento consolidado.Por exemplo, se domina a adição esse é um nível de desenvlvimento real.O potencial é quando a criança ainda não aprendeu tal assunto, mas está próximo de aprender, e isso se dará principalmente com a ajuda de outras pessoas.Por exemplo, quando ele já sabe somar, está bem próximo de faze uma multiplicação simples, precisa apenas de um "empurrão".
     Vai ser na distância desses dois níveis que estará um dos principais conceitos de Vygotsky: as zonas de desenvolvimento proximal.
    O professor seria o suporte, ou "andaime", para que a aprendizagem do educando a um conhecimento novo seja satisfatória.Para isso, o professor tem que interferir na ZDP do aluno, utilizando alguma metodologia, e para Vygotsky, essa se dava através da linguagem

   

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