segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Relação professor e aluno segundo Piaget.

         Volver a la página principal de PiagetPara Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo.Isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas.
        Geralmente os professores "jogam" somente os símbolos falados e escritos para os alunos, alegando a falta de tempo.Segundo Piaget esse tempo utilizado apenas para a verbalização do professor é um tempo perdido, e se gastá-lo permitindo que os alunos usem a abordagem tentativa e erro, esse tempo gasto a mais, será na verdade um ganho.
        O modelo tradicional de intervenção do professor consiste em explicar como resolver os problemas e dizer "esta certo" ou "esta errado".Isso esta contra a teoria da psicologia genética de Piaget, que coloca a importância da observação do professor sobre o aluno. 
           Uma observação criteriosa, para ver o momento de desenvolvimento que a criança está vivendo, assim saber que atividade cognitiva aquele aluno estará apto a investigar. O professor será incentivador, o encorajador para a iniciativa própria do estudante.


          
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário